sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Como se deu o nascimento da política no pensamento de Rousseau


O texto a seguir foi produzido pela aluna
Jennifer Schultze, do 2° B, para a disciplina de Filosofia.


O nascimento da política para Rousseau, se deu em um longo processo, que evoluiu desde o estado natural até o desenvolvimento dos órgãos que cuidam da justiça e das leis para a convivência em grupo.
No momento em que o homem decide demarcar seu território, ou seja, cercar suas terras, ele deixa o estado de natureza onde as três necessidades básicas são: a fêmea, o alimento e o repouso, e passa a existir a desigualdade. Quando o homem percebe que o outro tem uma propriedade mais confortável que ele, passa a existir a inveja e a desigualdade, que no pensamento de Rousseau, não é algo natural ao homem, é algo que foi adquirido pela convivência em grupo numa sociedade.

A sociedade civil, começa a aparecer no momento em que o homem cria a propriedade privada, quando passam a existir os desejos e o luxo que se juntam as três necessidades basicas. Nisso o homem se divide em seus trabalhos e começa a estipular regras de convivência. Após um tempo começam a "olhar para si com os olho dos outros", que por assim dizer, refere-se a desigualdade social imposta pela importância da atuação de cada indivíduo na sociedade.

Desde este momento a sociedade vem evoluindo, e com ela, este modelo de desigualdade, inveja, desejos e leis vem passando de geração em geração, que só foi possível pela organização e divisão das funções no grupo, ou seja, a política, que faz parte da vida do ser humano desde a criação da propriedade privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário